A bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), a tripulação da Expedição 73 deu início a uma semana repleta de tarefas científicas e operacionais, com destaque para o desenvolvimento tecnológico, botânica espacial e os procedimentos de limpeza subsequentes à caminhada espacial realizada na passada quinta-feira.

A manhã começou com a colaboração entre a astronauta da NASA, Nichole Ayers, e o atual comandante da estação, Takuya Onishi, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA). Juntos, procederam à análise das placas de petri com agrião-thale cultivado no módulo Veggie, no âmbito da experiência APEX-12, que visa estudar os efeitos da radiação espacial na genética das plantas. Algumas amostras foram colhidas para futuras análises laboratoriais.

Concluído o trabalho de botânica, Ayers dedicou-se à resolução de problemas em componentes de rede e comunicações a bordo. Como habitual, terminou a manhã com duas horas de exercício físico — uma prática essencial para contrariar os efeitos da microgravidade — utilizando a passadeira e o dispositivo de resistência avançada (ARED).

Durante a tarde, Onishi deu seguimento às tarefas de manutenção relacionadas com a caminhada espacial realizada por Ayers e pela astronauta Anne McClain, que durou 5 horas e 44 minutos. Especificamente, procedeu à limpeza do circuito de arrefecimento dos fatos espaciais. Posteriormente, contou com o apoio de Jonny Kim, também da NASA, que removeu as baterias dos fatos espaciais e do sistema de propulsão de emergência (SAFER).

Kim dedicou ainda parte do seu tempo a uma sessão de comunicação via rádio amador com estudantes em Verona, Itália, respondendo a perguntas sobre a vida a bordo da estação orbital. Encerrou o seu dia com tarefas de manutenção de rotina no sistema de canalização da estação.

Por sua vez, Anne McClain concentrou os seus esforços num projeto de demonstração tecnológica com potencial para a produção de ingredientes farmacêuticos no espaço — uma solução promissora para missões de longa duração. Retirou amostras de cápsulas da unidade ADSEP e instalou novas para futuras análises. Mais tarde, fotografou plantas de tomate num estudo agrícola que explora a possibilidade de cultivo de culturas em ambiente espacial, mesmo sem fotossíntese. Finalizou o dia com a recolha de amostras de água para análise química e a reorganização de contentores de carga a bordo da cápsula Dragon da SpaceX, que chegou à estação a 22 de abril.

No segmento russo da estação, os cosmonautas Sergey Ryzhikov e Alexey Zubritsky iniciaram o dia com uma auditoria de carga da Roscosmos, preparando os materiais para serem embarcados na nave Progress 90 antes da sua partida. Instalaram também equipamento fotográfico e de vídeo para uma futura experiência que analisará a resistência aerodinâmica da estação. O engenheiro de voo Kirill Peskov realizou tarefas de limpeza de rotina e sincronizou câmaras utilizadas para capturar imagens da Terra e dos seus marcos geográficos.


Sobre a fotografia; A astronauta da NASA e engenheira de voo da Expedição 72, Anne McClain, aponta uma câmara na sua direção e tira um “selfie espacial” durante uma caminhada espacial para atualizar o sistema de geração de energia da estação orbital e realocar uma antena de comunicação. Refletida no visor do seu capacete está a sua colega de caminhada espacial e astronauta da NASA, Nichole Ayers.

Segue o nosso canal: www.instagram.com/orionspaceportugal

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conta

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.

Subscrição

É necessária uma subscriçãoa tiva para esta ação, clique no botão abaixo para ver os planos disponíveis.